quarta-feira, 25 de março de 2015

Como colocar thumbnails nos seus vídeos do YouTube

Você vê as pessoas colocarem aquelas miniaturas de preview nos vídeos no YouTube. E você fica olhando para o seu e tem aquele imagem sem graça e até ruim automática que o site retirou do seu próprio vídeo.


Print do canal Dias de Chá

Inicialmente eu achei que só os que participavam do sistema de parceria e monetização que podiam ter esse recurso... Na verdade todos nós podemos! Basta seguir esses passos!


  1. Acesse https://www.youtube.com/verify

Você irá cair nessa tela. Escolha a segunda opção e você receberá em segundos uma mensagem no seu celular.
Não se preocupe, o YouTube não vai ficar mandando mensagens inconvenientes e nada que consuma seu crédito de celular.


    
     2. Verifique seu celular

Deve ter recebido uma mensagem com um código. É só inserir no campo e enviar


     3. Parabéns! Você conseguiu!


Agora você está habilitado a usar funções adicionais como a miniatura ou postar vídeos que tenha mais de 15 minutos, por exemplo :)

É um ótimo recurso! E sabe o que mais? Quando você usa uma imagem escolhida por você, pode chamar a atenção da pessoa do outro lado. Porque a imagem deve mostrar o conteúdo do vídeo de uma forma chamativa.


Print do canal Pote de Estrelas

Nessa imagem eu mostro a diferença entre dois vídeos tutoriais. No "Decorando chapéus" eu coloquei uma imagem com o resultado final, já no "Suporte para pulseiras" é uma imagem automática tirada do meio do vídeo pelo YouTube.
Existe uma possibilidade maior da pessoa clicar vendo o resultado final do que ela pode fazer, do que uma imagem que sinceramente não diz nada e se passa até por um vídeo amador.

Se você olhar nos seus canais profissionais preferidas provavelmente vai ver que possuem imagens que te convidam a assistir o vídeo, não?

Essa é mais uma das dicas que trazemos para o blog de como você conseguir mais seguidores, ou no caso do YouTube: inscritos !

Espero que tenha sido útil ~*

segunda-feira, 23 de março de 2015

Prendendo os leitores dentro do seu blog

A única coisa mais importante do que causar uma boa primeira impressão, é chamar a atenção o suficiente para fazer essa impressão colar. 
Pense comigo: quando alguém descobre o seu blog e gostar do que vê, provavelmente essa pessoa vai ler algo que você escreveu. Se ela gostar do que leu, o que você quer que ela faça depois?
  1. Feche a página e vá ver outra coisa
  2. Veja todas as outras coisas legais que você escreveu
Obviamente, a 2ª opção! (A não ser que você seja tsundere).
Mas como fazer isso? Como prender a atenção de alguém sugando ele pra um vórtice dimensional dentro do seu blog do qual essa pessoa nunca irá sair? 
A Wikipédia é a mestre suprema nisso. Você pode entrar nela e ficar nela por horas sem querer. Mas como ela faz isso? Com links entre os posts!
Você (provavelmente) entrou na link acima para descobrir o que é uma tsundere ou pelo menos para saber onde ele vai dar. Ao chegar na página da Wikipédia, talvez você tenha visto a palavra arquétipo e quis descobrir o que é, e clicou nela. E ao entrar nela, descobriu que existe uma coisa chamada narratologia, que você nunca tinha ouvido falar! E de repente você se pega lendo sobre o Primeiro Concílio de Nicéia
Como você chegou lá? Você caiu na doce armadilha de posts extremamente interligados através de links.

Aplicando isso no seu blog

Ok, após aprender como perder seu sábado à tarde a magia um tanto obscura das linkagem entre posts, como você aplica isso no seu blog? 
Existem várias maneiras de fazer isso, e algumas delas são automatizadas, enquanto outras dependem da sua boa vontade. Vou listar elas a seguir!

Pré-condições: conteúdo e tags

Para aplicar as dicas a seguir, você vai precisar de duas coisas: vários posts no blog e que eles tenham tags boas. 
A primeira é bem óbvia e simples de enxergar o porquê: você precisa ter algo para linkar! Não adianta ter duas ou três postagens. Você pode começar a linkar desde o comecinho, obviamente, para construir uma rede quando você tiver conteúdo. Mas logo no começo. provavelmente a pessoa que estiver interessada só vai ler o seu blog inteiro mesmo. 
Já as tags são modos de você organizar seus posts por assunto. Isso vai ser útil para fazer uma recomendação automatizada de posts através das ferramentas que vou falar a seguir.
Se você nunca pensou nisso antes, então separe um tempo para arrumar as tags do seu blog, de forma que tenham lógica e utilidade real. 

Básico: recomendação automatizada

Existem várias ferramentas para isso, mas basicamente são a mesma coisa: elas colocam embaixo do seu post outras postagens relacionadas ao tema. Mas como eles sabem quais postagem são relacionadas entre si? Através das tags. Tags são importantes gente, blog sem tag é que nem burando sem tag.


A minha recomendação pessoal é o LinkWithin, que é tipo o padrão da indústria. Todo mundo usa esse, e ele é bem fácil de usar. Você coloca o seu email, o link do seu blog e a plataforma que você usa (Blogger, Wordpress, Typepad, outros) e escolhe quantas recomendações você quer que apareça em cada postagem (o padrão é 3, mas você pode ter até 5). O melhor é escolher 3 posts, porque a não ser que você tenha MUITOS posts as recomendações vão ser bem nada a ver com o post.
Marque a caixinha se você tem um blog com texto claro num fundo escuro (mentira, vai lá e troca porque é difícil de ler, e volta triunfante apertar o botão azul sem estar com a caixinha selecionada).


Ele vai abrir um tutorial com imagens bem legal e fácil de seguir, apesar de talvez estar um pouco ultrapassado (a interface do blogger mudou).

Intermediário: linkando no meio do texto


Isso é algo que vai depender de uma mudança de atitude ao escrever os textos das suas postagens. Toda vez que você escrever um post você vai ter que pensar em oportunidades de colocar referências a outros posts no corpo do texto. Algumas expressões que podem ser úteis:
  • Isso me lembrou aquela vez que eu [link]
  • Da [link última vez que eu fiz isso]
  • Lembra quando eu [link]
  • Só não é pior do que quando [link]
  • Eu já falei sobre isso [link]
  • Como eu tinha dito em [link]
Além das expressões. você precisa construir as relações lógicas entre os posts para linkar um com o outro. Algumas 
  • Sejam exatamente sobre a mesma coisa. Muitas vezes postamos coisas várias vezes: no blog, no Facebook, no Youtube.... não se esqueça de linkar tudo referente a um post/video entre si nas diferentes plataformas! 
  • Falam sobre o mesmo tema. Ao escrever um post sobre cabelos, e você coloca referências sobre posts que falam do mesmo assunto ao longo do texto.
  • Tenham alguma relação temporal. Você pode linkar dois posts que parecem não ter muito em comum dizendo "eu fiz isso no mesmo dia que [link]" - exemplo mais prático: "eu fiz essa receita no dia que eu assisti X filme [link da review]"; "eu usei essa técnica de pintar as unhas pela primeira nesse evento [link sobre a ocasião]"; "usei essa peça pela primeira vez para fazer tal coisa [link]". E por aí vai.
  • Tenham outras relações. Se você tem uma maquiagem que ficaria bem com certo penteado, linke os dois! Ou então, você comprou uma botinha que vai usar com uma roupa que você já mostrou no blog. Linka eles. 
  • Questões específicas de vídeos: sempre recomende o último vídeo que você fez no seu vídeo mais recente!
Seja uma pessoa criativa <3

Avançado: estendendo a vida útil de posts + relembrando outros mais antigos

Nesse passo, as coisas saem um pouco do tema (ou seja, se issaqui fosse o ENEM, eu zerava a redação). Mas fique comigo, vale a pena.
Agora que você linkou os seus posts antigos nos novos, vamos fazer o caminho inverso. Não, não estou dizendo para você fazer o caminho inverso e linkar os novos nos antigos: apesar de ser uma opção, acho que é pouco prático. Mas fique à vontade!

A minha sugestão é usar as suas redes sociais do blog. Se você não tem, pode fazer no seu perfil pessoal, é a mesma coisa :)
Basicamente, você vai linkar pelo Facebook e/ou Twitter um post antigo e um post novo juntos. Por que fazer isso?
Estender a vida útil do post: as pessoas sempre querem novidades, mas raramente todo mundo que te segue vê 100% do que você posta. Assim, retomar o assunto de um post uma semana depois que ele for colocado atrai atenção para ele novamente. Só que é meio chato ficar falando sobre o mesmo post repetidamente - a não ser que você tenha um volume grande de posts na sua página/twitter, podem ficar dois ou três posts seguidos falando sobre a mesma coisa. 
Você resolve isso fazendo uma relação com outro post mais antigo seu. Ele volta a ter acessos e ser relevante além de ajudar a fazer o seu post estar na atenção dos seus leitores por mais do que um dia ou dois!

Se tivesse que escolher o próximo passo, seria usar o Pinterest de forma adequada - mas isso fica pra depois!

Espero que seja útil galerinha <3

sábado, 21 de março de 2015

Como divulgar seu blog sem ser babaca


Todo mundo conhece e odeia: aquela pessoa que fica fazendo spam infinito do blog pessoal nos blogs de outras pessoas. Algumas das práticas comuns nesse mundão véio que chamamos de internetchy existem desde sempre... e sempre foram bem chatas.
Mas, como eu sei que todo mundo que participa no grupo são pessoas extremamente educadas, aqui vai um guia de como divulgar seu blog! Deixe a timidez do lado!

Divulgando através de comentários nos blogs





DON'T:

Seguindo, SDV??? São comentários sucintos, porém não deixam de ser babacas. Isso mostra que você é uma pessoa interessada somente em números de seguidores, porque você não se importa se a pessoa gostou ou não do seu blog. Além disso, mostra um desinteresse total pelo conteúdo do blog da pessoa, porque você não se deu ao trabalho nem de ler o post. É uma extrema falta de educação. 
Talvez até funcione por um certo tempo, mas daí acontece o que é muito comum: blogs com aparentemente muitos seguidores, conteúdo de baixa qualidade e pouca interação (nenhum comentário, ou só comentários de divulgação). 
Como recomendação pessoal, eu até deletaria comentários assim no meu blog, mas isso fica a critério de vocês.

DO:
  • Faça comentários relevantes ao post. Cada vez que você comenta em um blog, você divulga o seu próprio indiretamente, além de promover e criar uma imagem sua. Mostrar que você lê o posts de outras pessoas, tem carinho e real interesse pelo o que faz. Você vende a sua imagem como a pessoa legal que você com certeza é! :)
  • Coloque o seu link no final do comentário. É um modo sutil, educado e prático de divulgar seu blog. Você está poupando a pessoa de entrar no seu perfil e procurar pelo link do seu blog. E ninguém fica ofendido! (eu sempre esqueço de fazer isso kkkk).

Divulgando usando sua página do Facebook/Youtube



DON'T:
Mesma história do que eu disse ali em cima: muitas pessoas querem "pegar carona" no sucesso de outros blogs. Como exemplo, usei a página do Facebook da Niina Secrets porque sabia que ia encontrar esse tipo de coisa. São os mesmo erros de sempre:
  • Comentário somente com o link do blog/vídeo e mais nada utilizando a página do blog
  • Total descaso com o conteúdo do post original
DO:
  • Faça comentários relevantes utilizando seu perfil da página. Mesma história do que foi dito acima, com o adicional de comentar com a página do seu facebook ou seu canal do Youtube. Assim você "aparece" sem passar essa imagem grosseira.
    Faça comentários realmente interessado em dar a sua opinião viu? Nada de sair comentando aleatoriamente tudo o que vê, porque vai dar pra perceber! Minha dica é: toda vez que achar alguma coisa interessante no seu feed ou no seu youtube, troque o perfil quando for comentar! É bem simples <3
  • Siga páginas e canais interessantes utilizando a sua página/canal, ao invés do seu pessoal. Principalmente se você tiver a conta do Youtube unida com o Twitter, porque daí você pode divulgar os vídeos que gostou através dele - "você deve dar para receber". 
  • Evite colocar links no comentário. Ao contrário dos blogs, é bastante fácil entrar na sua página do Facebook/canal do Youtube. Só é necessário clicar no link ou no nome da página. Então só coloque links se achar que é realmente relevante, como por exemplo: "eu também vi esse filme, falei sobre ele aqui [link] - achei legal como a mesma cena causou reações tão diferentes em nós!". 

Trocando divulgação


Existem várias maneiras de trocar divulgação de forma respeitosa e legal. Algumas delas são:
  • Participar do AF&LBN (ou outras redes de blogs) exige que você separe um post por mês para falar só sobre outros blogs. A vantagem é que outros vão falar sobre você também. Como eu disse antes, quando você divulga você cria laços de amizade. As pessoas com real interesse no seu blog vão querer mostrar como adoram você!
  • Participe de grupos de divulgação e sobre o assunto do seu blog no Facebook. Por exemplo, o JP Fashion Blogs aceitam divulgações dos seu blog e também de cada post novo que você faz. Outra opção são grupos que possuam temas sobre os quais você fala no blog. Mas não adianta fazer spam, tente fazer chamadas para discussão - cada grupo tem as suas regras então leia atentamente!
  • Criar parcerias com outros blogs pode ser tão simples quanto trocar alguns comentários ou mensagens em alguma plataforma. Essa divulgação pode ser entre páginas, fazendo um post falando sobre o outro blog no seu blog, ou criando um link especial na lateral do blog. Essas são formas antigas e super legais de fazer amizade na internet e conseguir expor seu trabalho!
  • Sempre tenha uma lista de "blogs que acompanho", "blogs que eu gosto" e similares na lateral do seu blog. Eu divulgo vários blogs do grupo e também fora dele no meu blog, e por muito tempo grande parte das minhas pageviews vinham de outros blogs. Agora, a maioria vem pelo Google, mas o segundo e terceiro lugar ainda são de dois blogs. Parcerias são importantes!
  • Cite/compartilhe posts similares ao seu. Por exemplo: eu fiz um post sobre cabelos. Eu sei que a Hoshi tem uma série sobre cabelos no blog dela - então faço um post na página do Facebook falando sobre essa série de posts, colocando um link, e lembrando do post que eu já fiz. Assim, eu direciono as pessoas para aquele post novamente sem ficar compartilhando o tempo todo na página do Facebook a mesma coisa. Bingo!
    Ou então se algum post me inspirou, eu simplesmente coloco um link pra ele em alguma parte do texto.
  • Quando alguém fizer alguma dessas coisas por você, retribua. Assim você cria um ciclo virtuoso em que a troca de favores vai e vem! 
Resumindo isso tudo: a melhor forma de divulgar, é divulgando os outros! 
E é por isso que criamos o grupo: para você nunca sentir que está falando sozinho. Você sempre terá o apoio de todos os membros. Estamos aqui para ajudar :)

Leitura extra com mais dicas: Orientações oficiais para divulgar seu blog do Google/Blogger

Acabei de entrar no AF&LBN! E agora?



Um dia, você estava passeando por aí e descobriu que existia o Alternative Fashion & Lifestyle Blog Network. Se identificou com a proposta do grupo e mandou uma mensagem - ou até mesmo, talvez você tenha sido convidada a entrar!

O que você deve fazer? Siga esses passos para ir se integrando no grupo!

Passo 1: Coloque o seu blog no documento de blogs oficial do grupo

Ao colocar o seu blog você deixa claro que está participando do grupo. Até você começar a postar, só as administradoras sabem que você está entrando, então é bom até mesmo fazer um post se apresentando. Esqueça a timidez e interaja com as outras pessoas que participam do grupo, todo mundo quer fazer novas amizades <3

Passo 2: Coloque o logo do AFLBN no seu blog






Temos seis modelos diferentes de logos para combinar com seu blog. Isso vai ajudar a divulgar e identificar que você é um dos nossos membros! :)

Passo 3: Preste atenção nas postagens do grupo (Tema do Mês & Destaques)

Um dos objetivos do grupo de blogs é ter blogs mais ativos e com mais conteúdo. Com certeza você deve tentar postar pelo menos 2 vezes por mês: algo sobre o tema do mês, e no final do mês, os posts dos blogs participantes que chamaram a sua atenção!
Por isso é importante acompanhar o grupo e dar uma olhada nas atualizações das outras pessoas que participam. Assim, você fica a par do que está acontecendo. 
Quando você estiver sentindo orgulho de algo que postou, não se esqueça de postar no grupo do facebook para mostrar sua obra-prima! Ou talvez você pense que poderia fazer melhor - peça sugestões de como melhorar seu conteúdo e o blog em geral.

Passo 4: Vote na enquete do próximo mês!

Isso é pra provar que meu voto não é de ouro: ele vale tanto quanto qualquer um! x)
Uma parte importante da participação no grupo é dar sua opinião para o tema do mês. Tentamos fazer eles temáticos, de acordo com a época do ano e simples de fazer. Queremos mesmo é que todo mundo se anime pra participar. E por isso, todos podem sugerir temas do mês. Se o tema que você queria não ganhou, não se preocupe! Ele pode voltar no próximo mês, é só lembrar as moderadoras!
A interpretação dos temas é sempre livre, e ninguém é julgado por isso. Conto com o bom-senso de vocês :)

Passo 5: Fiz meu primeiro post do tema! (e lembrei de colocar no álbum)

Dica: Não esqueça de arranjar uma imagem bem bonita e que chame a atenção :D
Todo mês um álbum do tema do mês é criado no grupo fechado e na página pública do face. Os seguidores podem ver seus posts divulgados na página do Facebook do grupo, além de ser usado pelos outros membros para linkar cada blog participante no próprio post do tema ou então dos destaques do mês.

Digam "mãe, eu tô no print!"

Também temos um álbum no grupo todo mês para você divulgar seus posts que não pertence ao AFLBN. Assim todos os membros podem ver. Como você pode compartilhar na página do facebook também.


Tema do mês > Posts do mês > Destaques ~use-os sabiamente ;)


Quando for colocar o seu post, não esqueça de três coisas:
  1. Escolher uma foto bem bonita pra chamar a atenção dos leitores e do pessoal do grupo
  2. Colocar o link pro seu post na descrição. Não coloque pra homepage do seu blog, porque senão vai ser mais difícil de achar o post se você postar outras coisas no mesmo mês.
  3. Comentar alguma coisa nele para ele ir pro mural do grupo. Assim, todo mundo vai ver que você fez o post e vai dar uma olhada nele!

Foto: maravilhosa; Link: certinho; Comentário: Yay!

Passo 6: Fiz os destaques do mês! E coloquei o link no tópico adequado

Assim como a titia da pré-escola dava uma olhadinha pra ver se você fez tarefinha, a gente precisa saber se você fez os destaques do mês. Então por favor coloque o link dos destaques do mês como comentário no álbum para os destaques daquele mês.

ATENÇÃO: só pode ser citado nos destaques quem faz parte do grupo! Não tem problema nenhum citar e apoiar outros blogs no seu blog, mas não se esqueça que você está colocando o selinho do AF&LBN nos destaques. É injusto para quem participa do grupo ser mencionado ao lado de pessoas que não se esforçam para fazer parte da nossa comunidade.
Sem esquecer de dar prioridade aos nosso membros ativos! Não é justo você ser destacado sem fazer os destaques ;)

Passo 7: Eu interagi bastante no grupo! Viva!

Algumas outras dicas para aproveitar o grupo da melhor forma possível!
  • Tirei dúvidas ou compartilhei experiências sobre o blog no grupo. Eu por exemplo, já conversei até mesmo sobre desistir do blog e todo mundo contribuiu com comentários carinhosos e pensando no meu bem-estar. Esse tipo de coisa deixa o grupo mais unido <3
  • Compartilhei dicas legais e todo mundo adorou! Se você achar algo interessante não hesite em compartilhar. Por exemplo, a tag Meu Blog foi iniciada por um dos membros do grupo e depois todo mundo participou e adorou ler as respostas!
  • Comentei no post legal que um membro do grupo fez. Apoio é sempre importante e esse é um dos principais objetivos do grupo. Interaja não só pelo grupo mas mostrando carinho no blog e em outros lugares como Facebook, Twitter, Youtube... etc. Você verá que quanto mais interagir, mais receberá feedback positivo também para si mesma!

Isso é apenas um começo para você ir se ambientando no grupo. Espero que você goste de participar e seja um membro ativo da nossa comunidade <3